Uma cabine primária atua como entrada para a energia elétrica de sistemas de distribuição em média tensão. Sua aplicação é recorrente em ambientes que apresentem consumo elevado de energia, como é o caso de indústrias, empresas de médio e grande porte, condomínios verticais, grandes estabelecimentos comerciais, entre outros.
Sendo uma estrutura responsável pelo recebimento de grandes cargas elétricas, a cabine primária exige cuidados para que sua capacidade de trabalho e sua segurança sejam mantidas. A forma mais eficiente de controlar o seu estado de funcionamento é através da manutenção preventiva de cabine primária.
PERIODICIDADE DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE CABINE PRIMÁRIA
A norma ABNT – NBR 14039 sugere que a manutenção preventiva de cabine primária seja realizada anualmente ou com periodicidades mais curtas. Intervalos maiores do que um ano entre as visitas técnicas para a realização da manutenção preventiva não garantem a proteção necessária ao sistema elétrico, tornando a edificação vulnerável a acidentes decorrentes de falhas na cabine primária.
Além de ser obrigatória, a manutenção preventiva de cabine primária oferece alguns benefícios quando realizada por empresas especializadas, como é o nosso caso, empresa jovem e com grande potencial inovador. Uma vantagem assegurada é o controle dos custos referentes à manutenção dos sistemas elétricos da edificação. A contratação permite que se calcule o valor anual investido na manutenção da infraestrutura e a execução do serviço reduz significativamente o risco de falhas na cabine, anulando, assim, custos inesperados com reformas.
Outra contribuição é o fato de que o agendamento prévio da manutenção preventiva de cabine primária mantém inalterada a rotina de trabalho de ambientes industriais ou corporativos, evitando transtornos como a interrupção das atividades do empreendimento.